Publicidade
 
 
Estão 7 visitantes online.
 

REBENTOS

Registo de Produtores

Na sequência de intoxicações alimentares ocorridas na Europa, por E. coli produtora de toxina Shiga em 2011, associadas ao consumo de rebentos (o produto obtido pela germinação de sementes e o seu crescimento em água ou noutro meio, colhido antes do aparecimento de folhas verdadeiras e destinado a ser consumido inteiro, incluindo a semente), a Comissão Europeia aprovou um conjunto de diplomas para regulamentar este sector que são aplicáveis desde 1 de Julho de 2013.

 

As explorações agrícolas onde são produzidos rebentos têm de estar aprovados pela DGAV. As aprovações são concedidas na sequência de pelo menos uma visita in loco e estão dependentes do cumprimento dos requisitos previstos, que se baseiam nas condições de laboração que as instalações devem adoptar em matéria de higiene. Os produtores devem assim solicitar a aprovação à DGAV ou às Autoridades Competentes das regiões autónomas.

 

Os estabelecimentos de restauração devem adquirir rebentos frescos provenientes de produtores aprovados (nacionais ou comunitários). Para o efeito devem consultar as seguintes moradas electrónicas:

https://sipace.dgv.min-agricultura.pt/Estabelecimentos/PublicacaoNCV - No caso de produtores nacionais.

http://ec.europa.eu/food/food/biosafety/establishments/list_en.htm - No caso de  produtores de outros Estados membros.

Data: 26-Jun-2015Imprimir
Links
HISA - Higiene e Segurança Alimentar, Lda
Rua Ataíde de Oliveira, 119, 1ºDto - 8000-218 Faro
Telefone: 289 827 688 (Chamada para a rede fixa nacional)

desenvolvido por Tiago Caetano