COMISSÃO DE SEGURANÇA ALIMENTAR
Carne Picada

Na sequência do estudo realizado pela DecoProteste, sobre as condições da carne picada vendida a granel, reuniu-se a Comissão de Segurança Alimentar para analisar os últimos acontecimentos, nomeadamente sobre o posicionamento oposto entre a ASAE e a DecoProteste em relação à gravidade da situação.

No final da reunião, o secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-alimentar, Nuno Vieira e Brito, afastou a hipótese de proibir o consumo de carne picada, considerando que é seguro comer este produto, mas defendeu que a carne picada pode e deve ser consumida no momento em que ela é picada.

Os participantes neste encontro constataram a necessidade de intensificar a formação (criação de um plano nacional para melhorar a formação), a fiscalização e a informação junto do comércio a retalho e dos diferentes operadores nesta área. Observada a necessidade de avaliação e do reajustamento de alguns planos de controlo em áreas específicas onde exista maior probabilidade de gestão e risco, com o envolvimento dos veterinários municipais.

"Vamos continuar a acompanhar todos os aspectos hígio-sanitários dos talhos e do retalho e a utilização ou não de substâncias não permitidas do ponto de vista legal", afirmou Nuno Vieira e Brito.

Data: 29-Jan-2015
Link: http://www.hisa.pt/index.php?artigo=209
desenvolvido por Tiago Caetano
tiago@tiago.us